ENEM

Você é um daqueles que acha que a finalidade do ENEM é apenas  a de ser uma porta para ingresso nas Universidades Públicas? Está bastante enganado. Essa é somente uma das várias atribuições do exame. Conheça todas e ajude a divulgar para quem precisa. 
 
1- O ENEM foi criado originalmente para ser o instrumento de aferição da qualidade das escolas de Ensino Médio no Brasil. E ainda é.
Todo ano o MEC divulga (inexplicavelmente com um ano de atraso) as notas por escola, de modo que cada dirigente possa comparar o desempenho da sua Instituição com ela mesma em anos anteriores e com as outras escolas da cidade, do estado e do país. 
 
2- Em seguida, veio a mais conhecida, que é servir de porta de entrada para o SISU (Sistema de seleção unificada), que é o caminho para as Universidades Públicas. Em 2014 foram 180.000 vagas disponibilizadas assim;
 
3- Com isso, as universidades privadas também passaram a usar o exame com essa finalidade;
 
4- O MEC precisava de um critério neutro para permitir a distribuição das Bolsas de estudo do PROUNI, onde o governo paga as mensalidades dos alunos de baixa renda em universidade particulares. Nada melhor para isso que o ENEM, que já servia para o ingresso em universidades públicas e era aceito pelas particulares também. 190.000 Bolsas em 2014;
 
5- FIES - O Fundo de Financiamento Estudantil é um programa do Ministério da Educação destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores particulares e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC. O aluno pode pegar o financiamento e pagar, com juros reduzidos, em um prazo que cobre 3 vezes o número de anos do curso.  
 
6- PRONATEC - O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e emprego foi criado pelo Governo Federal em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica e a partir de 2013 passou a exigir que os candidatos tenham feito o ENEM no ano anterior.
 
7- Ciência sem Fronteiras - É um programa que busca a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. O candidato tem que ter obtido 600 pontos no ENEM em uma das edições de 2009 para cá.
 
8- Certificação para o Ensino Médio - Essa última é a mais desconhecida das finalidades.  O ENEM serve como certificação para o Ensino Médio, como se fosse um exame supletivo. Basta que o aluno tenha 18 anos no dia da prova e obtenha os pontos necessários, que são 450 nas provas objetivas (eram 400 até 2011) e 500 na redação. Nos cinco últimos anos, quase 3.000.000 de candidatos (783.000 em 2014) fizeram o Enem com esse objetivo e muitos já passaram e já estão com seus diplomas do antigo segundo grau na mão e na mesma passada já ingressaram em alguma faculdade, pública ou privada.